Juan Ignácio Pozo
Vivemos em uma sociedade que exige mudanças constantes e nós, educadores, temos como maior desafio converter as informações em conhecimentos significativos, coerentes com as necessidades do mundo moderno e globalizado.
Para tanto, precisamos analisar alguns aspectos que interferem em novas formas de aprender:
. As informações recebidas através de várias fontes estão sendo transformadas em saberes contextualizados? São analisadas de forma crítica?
. Estamos recebendo informações, sem usá-las efetivamente?
. Nossas crianças e jovens estabelecem relações entre o que leem e o que conhecem?
. Em nossas salas de aula, estamos utilizando estratégias que ofereçam ao aluno oportunidade de refletir, de emitir suas opiniões, de construir seu conhecimento?
Nós, Professores, conseguiremos contribuir de forma significativa repensando nossa prática docente, considerando que a aprendizagem é um processo contínuo, individual e social, que precisamos aprender a aprender, através do uso de metodologias eficazes e inovadoras. O uso de tecnologias de informação contribuirá na formação de nossos alunos se garantirmos o acesso, oportunizando momentos para refletirem sobre as informações obtidas e incentivando a análise crítica. Desta forma, estaremos formando um cidadão capaz de viver, de conviver, de atuar de forma participativa em todas as instâncias sociais.
Nossos alunos precisam conquistar autonomia na busca e seleção de informações, objetivando a produção de conhecimentos que possam ser utilizados em seu cotidiano, aprendendo, analisando, encontrando sentido para aquilo que estão aprendendo.
Portanto, precisamos organizar nossos planejamentos, contemplando ações voltadas para o desenvolvimento de competências tais como:
. Competências para a aquisição de informação;
. Competências para a interpretação da informação;
. Competências para a compreensão da informação;
. Competências para a comunicação da informação.
Mudar as formas de aprender requer: o estudo das diferentes maneiras que a aprendizagem ocorre; a análise de nossas atividades diárias, refletindo como as novas aprendizagens se impõem ao contexto escolar.
E isto é possível, se estivermos engajados na construção de uma Escola de qualidade, buscando um novo fazer pedagógico.
Marta Sueli e Maria Helena
Marta Sueli e Maria Helena
